Microsoft mostra e-mails como conversas no novo App

Entra ano, sai ano e todo mundo preconiza que assim como o Cobol, o e-mail vai morrer. Diziam que o SMS iria mata-lo, o Facebook, Whatsapp, sinal de fumaça…. Mas eis que o bom e velho e-mail continua firme e forte e sem mudar praticamente nada da ideia original.

E tentativas de reinventar o e-mail existem aos montes,  o Google criou Inbox, e agora a Microsoft pensando no assunto e se aproveitando do seu excelente trabalho no Outlook Mobile (recomento fortemente a ferramenta) está olhando para dar uma mão também.

A ideia deste novo app (Send) é transformar as conversas e trocas intermináveis de e-mail em uma estrutura com cara de Messenger/Whattsapp/iMessage/whatever  mas com acesso aos seus contatos e informações do Outlook, mas agregando algumas facilidades do tipo, você pode enviar rapidamente um “me encontre lá embaixo” a um colega sem ter que fazer um telefonema ou enviar um email com uma linha de assunto, etc. Há também uma ferramenta de Resposta Rápida com algumas respostas pré-inscrito para poupar ainda mais tempo – coisas como “no caminho” ou “Eu retorno para você.”

A ferramenta somente exibe os e-mails curtos que foram criados/recebidos no app, então todas essas mensagens mais longas permanecer no Outlook ou o seu aplicativo de escolha. Por hora o Send só está disponível no iOS para a loja Americana e Canadense, mas vai chegar no Windows Phone e Android em um futuro próximo.

O senão é que ele precisa de uma conta Office 365 Business ou Education, o que significa que muitos de nós vai ter que esperar para maior disponibilidade “nos próximos meses”.

Uma pena, pois tem potencial.