Office Lens

Office Lens

Desde que Satya Nadella assumiu a Microsoft as coisas mudaram um bocado em Redmond, e pra melhor. Não só no que se refere ao Windows, pois há tempos que o sistema recebe melhorias e se torna mais estável e seguro, a despeito das reclamações da interface (em tempo, eu gosto da Modern, não incomoda).

Mas a grande revolução que ele está fazendo é torna-la um empresa de serviços onde os softwares sejam “onipresentes” independente da plataforma. Prova disso é que o Office para iOS e Android demorou mas é anos luz melhor que qualquer coisa feita em todos estes anos de hiato e já que começou, ela está jogando pesado.

Agora a Microsoft quer transformar seu celular em um scanner de bolso com o Office Lens para o Android e iOS, que é um aplicativo que permite a digitalização de documentos e textos escritos em um quadro branco, e obviamente está integrado com o Office Mobile, sendo que o app converte as imagens em arquivos de Word ou PowerPoint, ou até mesmo para PDF.

 Ao fotografar algum documento, o Word guarda o layout original da imagem e também converte a foto em texto editável usando software de OCR (reconhecimento de caracteres óptico). Também é possível escanear cartões de visita criando contatos na agenda do celular, só aqui ele eliminou um app do meu celular que era focado em cartões de visita.

Quando você fotografa um quadro com anotações, o aplicativo é capaz de cortar e rotacionar a imagem para um enquadramento perfeito e o PowerPoint é capaz de converter os rabiscos na lousa em objetos que podem ser movidos, redimensionados, coloridos e editados.

Veja aqui a demonstração

O interessante é que a Microsoft com o OneNote e o OneDrive está colocando pressão nos, até então, unanimes Dropbox e Evernote que estão acelerando o ritmo de atualizações para não ficarem pra traz.

No meu caso eles já perderam, pois a dupla da Microsoft tomou de assalto a minhas anotações e disco virtual e com ganhos reais de integração. E você, já pensou em fazer a comparação?

O Office Lens pode ser baixado aqui:

https://itunes.apple.com/br/app/office-lens/id975925059?mt=8