Votar nulo resolve? – Spoiler: Não!!!!

Uma das grandes mentiras que circulam pela internet (vai circular novamente este ano e nas outras eleições, pode esperar) é a de que se você votar NULO, e este for a maioria dos votos, irá anular a eleição e o TSE terá que organizar uma nova eleição com outros candidatos.

Isso só mostra que como nós somos desinteressados e desinformados no assunto de tanta relevância, e considerando que muitos que compartilham isso fazem parte da área “educada” da pirâmide social explica muita coisa sobre como está o nosso país e por que sempre que sai o resultado são os primeiros a reclamarem do resultado. É obvio que isso não vai acontecer, se você votar nulo só estará jogando fora a sua chance de fazer valer a sua opinião (se bem que se você for votar no PT ou em Bolsonaros, melhor votar nulo mesmo).

Para contrabalançar este movimento foi criado o #VemPraUrna para concientizar a todos da importancia do seu voto e de como ele é a melhor maneira de mudar algo no país (è muito mais eficaz do Avaazz).

Então para fazer parte desta campanha e torcendo para que para estes posts tenham mais compartiulhamentos que o da falácia do voto nulo, segue como realmente eles são considerados pelo TSE na apuração.

Entenderam??? Ao votar nulo a única coisa que você está fazendo é ajudando o candidato que está na frente a ser eleito logo no primeiro turno mais facilmente, pois está diminuindo o número de votos válidos considerandos na regra de 50% +1. No caso dos deputados, você está ajudando aos Zé das Couves que teve apenas o voto dele e da mãe a ter coeficiente suficiente para se não for eleito, ficar de suplente e assumir a cadeira em caso de manobra do partido.

Portanto a melhor forma de você mudar alguma coisa neste país (se não agora, pelo menos para as próximas gerações) é tornando o seu voto válido e escolhendo direito o seu candidato. Pesquise, analise, compare a propostas, veja se ele já foi envolvido em um caso de corrupção… E tenha em mente que votar para deputado, seja estadual ou federal, senador e vereador é mais importante do que para presidente propriamente dito, pois são eles que realmente aprovam e indicam as leis que regem o país.

Portanto, esqueça este feriado em específico, nosso país já tem tantos outros, para fazer algo útil e que pode mudar com a sua vida e evitar que você fique xingando muito no twitter e no Facebook por mais 4 anos.

——- ATUALIZAÇÃO———–

Quase 3 anos depois e continuo a acreditar que votar Nulo não é a melhor a opção, mas as coisas de lá pra cá tomaram proporções tão inusitadas que faz qualquer um pensar a respeito, pois estamos na iminência de ter em 2018 algo parecido com o ocorrido nos EUA este ano na eleição do Trump que seria votar em alguém abertamente corrupto pra não eleger “o outro” no caso de haver uma polarização entre Lula e Bolsonaro.

Um video excelente que explica isso é o

Temos 1 ano para achar alguma alternativa viável e evitar o cenário acima.