Made in China – 2

Hamilton - China 2011

(dia de festa…) Finalmente, depois de 4 corridas seguidas (2 em 2010 e 2 em 2011), o Vettel não está no lugar mais alto do pódio…

E foi por pouco, pois mesmo largando mal e perdendo a ponta para Button ele estava liderando até 5 voltas do final… E graças aos pneus de manteiga da Pirelli, Hamilton teve a chance de alcança-lo e ultrapassa-lo. Em suma, as novas regras funcionaram conforme previsto pelos “gênios” da FIA.

Hamilton que quase não largou de sua segunda posição no grid, pois os mecânicos identificaram um vazamento de gasolina no carro e que só foi liberado para a pista faltando 30 segundos para o fechamento do box.

Voltando às regras, esta corrida foi a mais divertida em muito tempo… E estava muito complicado fazer qualquer previsão, pois estes pneus são extremamente temperamentais e bipolares, ora voando e ora se arrastando na pista. E apesar de ter gente reclamando disso, eu estou achando demais, pois sempre tem ultrapassagem na pista em qualquer posição que se olhe, pois o humor do carro muda a cada curva, deixando quem está bem a 1 volta atrás um quase retardatário na volta seguinte.

Isso gera uma dinâmica interessante a ponto de ter 90% de certeza que se a corrida tivesse mais umas 5 voltas, Webber é quem estaria no topo do pódio… Webber, aquele que com a Red Bull largou em 18??? Sim, o querido canguru deu show e passou todo mundo mesmo com as 3 paradas, e como foi o único a largar de pneu duro, tinha no final da corrida o carro calçado com pneus macios fresquinhos enquanto o povo estava se matando para segurar os carros com os pneus duros gastos.

Cabe ressaltar que apesar da lambança criada pelos pneus bipolares, KERS e a asa móvel, há como se defender sim dos ataques, visto a briga do Schumacher com o Alonso, que passou bonito, mas teve um trabalho danado. Trabalho que o Webber não quis ter e foi lá na sujeira levantar poeira para passar o Alemão.

Já Alonso esta sonhando com as largadas, pois nas 3 ocorridas neste ano ele levou um passão do Massa e já é a segunda que ele termina atrás. Mais que isso, a corrida do Massa hoje foi uma de suas melhores ultimamente e ele foi a corrida toda mais rápido e consistente que o Espanhol.

Agora teremos uma folga até a Turquia e que as equipes irão aproveitar para desenvolver novos pacotes aerodinâmicos e a Red Bull para arrumar um KERS decente, pois em pistas como a da China e a própria Turquia, os 80 cavalinhos fazem uma diferença significativa.

Falta muito ainda para a próxima?