Assim como a cerveja e o vinho o whisky é uma das bebidas mais apreciadas pelo mundo. É a segunda na minha lista (perdendo para a cerveja, por pouco, mas perdendo) e assim como muitos eu tinha a dúvida cruel toda vez que me deparava com um cardápio ou opções de escolha em uma loja:
- Qual a diferença entre Whisky, Whiskey e Bourbon?
Vamos começa já separando pela localidade, Whisky é feito na Escócia, o Whiskey é produzido na Irlanda e o Bourbon vem do Tennessee e do Kentucky nos EUA (E só lá!!!) Isso ocorre pois o o meio ambiente colabora no processo de fabricação da bebida e vai desde o rio de onde vem a água a ser usada até o momento em que o whisky sai do barril e entra nas garrafas de vidro (Guarde esta informação).
Vamos para os itens principais que diferenciam cada uma das bebidas:
Whisky escocês
Ele é basicamente uma cerveja destilada, pois ambos são baseados no malte, que é obtido através de uma cevada germinada. As diferenças entre cada fabricante vem da receita que cada um utiliza, assim como no caso das cervejas para se diferenciarem.
Ou seja, o whisky usa os brotos verdes da cevada e que vão para a secagem em fornos junto com a assinatura escocesa que é o uso da turfa, que é o carvão vegetal presente no solo, que adiciona um sabor defumado muito característico à bebida. Depois ela é destilada duas vezes antes de ir para os barris, que podem ser reutilizados (Isso é importante!)
Whiskey irlandês
Na terra dos leprechauns a bebida usa também cevada dura (Não germinada) e obviamente não usa turfa no processo de secagem (Lembra que o local afeta a bebida, então…) Com isso o sabor mais adocicado e suave. Na última etapa, a bebida é destilada três vezes e armazenada em barris de carvalho, que podem ser reutilizados, para se tornar um whiskey.
Bourbon
Assim é chamado o whiskey do Tennessee e do Kentucky, nos Estados Unidos onde ao invés da cevada o principal cereal usado é o milho, que confere à bebida um sabor adocicado e de textura espessa. Após ser duplamente destilado a bebida é é armazenado em barris de carvalho branco virgens (Não falei que isso era importante!), o que dá o sabor característico da bebida.