Filmes que acertaram a tecnologia do futuro

Filmes de ficção científica sempre andam no limite entre a previsão e o chute sobre como iremos viver no futuro. Apesar de ainda não termos o skate flutuador de De Volta para o Futuro II, muitas das coisas que usamos hoje foi previstam nas tela do cinema:

Computação vestível – De Volta para o Futuro II (1989)

movies-future-2

O Google Glass e o Oculus Rift são os exemplos mais notórios, além dos relógios inteligentes da Samsung e da Sony.

Scanner corporal – Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu! – 2ª Parte (1982)

movies-future-3

Scanners que visualizam seu corpo inteiro, revelando partes nuas dos passageiros, pareciam tão bobos em 1982 que era uma ideia engraçada. Mas o ponto é que 30 anos depois realmente eles foram implantados e quando a ficção se tornou realidade perdeu totalemte a graça, a ponto de serem removidos.

Internet das Coisas – Amores Eletrônicos (1984)

movies-future-6

Em Amores Eletrônicos, é homem contra máquina e mostra algo tão irreal para a época, mas que com a onda de produtos conectados (Internet das Coisas) não é muito dificil hoje imaginal algo dando errado em casa ou a sua ex com a senha bagunçando a sua casa remotamente.

Interface de toque – Minority Report: A Nova Lei (2002)

movies-future-7

Minority Report basicamente inventou o Kinect e mostrou que as pessoas se acostumariam facilmente à um mundo onde as interfaces fossem de toque.

Robôs militares – Um Robô em Curto-circuito (1986)

movies-future-8-640x281

Quem tem mais de 30 com certeza assistiu uma Sessão da tarde que estava passando o filme do Johnny 5. Em 86 isso era apenas uma ideia interessante, mas hoje já temos varios robôs terrestes que desarmam bombas, ajudam os bombeiros e sem falar nos Drones. Só falta terem personalidade.

Smartphones/PDAs – Jornada nas Estrelas (1966)

movies-future-11

Apesar de ainda não termos o teletransporte atualmente qualquer possui um equipamento em mãos que faria o Tricorder de Kirk parecer sucata.

Robô aspirador – Os Jetsons (1962)

movies-future-14

Robôs aspiradores de hoje como o iRobot Roomba foram certamente inspirados no desenho dos Jetsons. Agora só falta invetarem a Rose, o carro que voa, a máquina que faz comida e por aí vai.

Siri e Facetime – 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)

movies-future-17

Stanley Kubrick acertou vários itens do futuro em seus filmes, baseado principalmente pelas ideias de Arthur C. Clarke.

Este filme possui varios itens que podemos reconhecer hoje em dia, como as TVs pessoais nos assentos dos aviões. Além disso, quem tem um iphone com a Siri é impossivel não associa-la ao iconico HAL 9000 e o video-fone é a essencia do Facetime, assim como do Skype, Hangou e outros.

movies-future-5

|por Paul Lilly [Adaptado], via Gizmodo