iOs in the Car / AndroidCar / Sync – SmartCars estão a caminho

Hoje em dia está na moda a “internet das coisas”, itens como geladeiras e lampadas com acesso à internet e que podem ser controladas por smartphone. Na minha opinião muitas destas coisas são inúteis por enquanto. Qual a necessidade de controlar a luminosidade da sua casa a Km de distancia? Pode-se argumentar que ela estará acesa no exato momento que você chegar em casa, mas um Rfid na garagem e/ou elevador enviando o status por uma rede interna da casa teria o mesmo efeito…. Sem o risco de alguém invadir a sua lâmpada e tornar o seu quarto em uma discoteca no meio da noite.

Isto posto, um dos objetos cotidianos que mais está recebendo investimento das empresas são os carros, tanto a Apple, Google e Microsoft estão trabalhando em maneiras de integrar seus sistemas aos carros, mesmo que por caminhos diferentes.

A Micorsoft licenciou a sua tecnologia para as montadoras, gerando o Sync da Ford e o MyConnection da Fiat e com isso praticamente se isenta das manutenções e atualizações, mas também não cria uma associação com a marca. A Ford esta semana na Campus Party anunciou o AppLink que serve para que desenvolovedores criem aplicativos para a sua plataforma.
applink SYNC Ford

A ideia é sensacional, visto que a Ford irá liberar acesso à informações de vários sensores do carro, tais como GPS, pressão dos pneus, velocidade, temperatura, etc. As possibilidades são enormes para a integração destas informações.

Já o Google anunciou um acordo com a Audi onde irá embutir o Android nos carros das quattro argolas. A parte boa é que você não irá precisar necessariamente de um smartphone pareado para ter acesso às funções dos aplicativos, entretanto, se nem as fabricantes de telefone mantem seus aparelhos atualizados na última versão do SO do robozinho verde, vocês acham mesmo que a Audi irá se preocupar em pedir para você ir até uma concessionária ou aplicar a atualização via Pen-drive no seu carro? Assim como no caso da lampada, quem garante que seu carro não será destrancado por um hacker quando estiver estacionado ou parado em um farol?

iOS in the Car

E temos a Apple que está com uma abordagem bem interessante, levando para o carro o conceito de “segunda-tela”. O iCar não será um iPhone/iPod disfarçado no painel do carro, ele será basicamente uma nova tela com algumas funções adicionais e que complementam o seu iPhone. A parte ruim é que isso limita o seu uso a ter um iPhone. O desenvolvedor Steven Troughton-Smith fuçando no código do iPhone conseguiu montar uma demonstração de como isso irá funcionar: