São Paulo caiu para 2 divisão em 1990? (Spoiler, não)

Um grande mito que circula entre torcedores é que o São Paulo teria sido rebaixado no Campeonato Paulista de 1990. Mas que, por uma virada de mesa, voltou à primeira divisão e foi campeão Paulista de 91.

Então, a história do Paulistão de 90 servia como a mancha negra na história são paulina, colocando o clube no mesmo lugar que seus rivais. E isso tudo acontece só por falta de conhecimento.

Essa história é mito. Lenda. Inverdade. Chame do que quiser. O Campeonato Paulista de 1990 não previa rebaixamentos em seu regulamento. A campanha do SPFC foi sim, pífia, mas, o regulamento foi seguido à risca e se pensar bem, deixava a margem para que um time que não estivesse disputando as primeira posições, sacrificasse o ano para melhorar no ano seguinte (não foi o que o São Paulo fez, mas há esta margem no regulamento; assim como o do da F1 que dá margem para uma equipe ficarm em 11 lugar para ter vantagens no ajuste do carro e na escolha de pneus, visto que apenas os 10 primeiros largam com os pneus de classificação e ficam no parque fechado.

A campanha do São Paulo no Paulistão de 1990:
15º colocado entre 24 equipes (a frente de 9 equipes)
5º melhor saldo de gols (saldo positivo de 15 gols)
6º maior número de vitórias (13, contra 18 do campeão Novorizontino e do Palmeiras – os que mais venceram)
5º melhor ataque (41 gols)
5ª melhor defesa
7º melhor aproveitamento de pontos (55%)

(Modo irônico on) Uma equipe com um desempenho desses, e tendo o regulamento do campeonato um regra dizendo que “não haverá descenso”, só podemos concluir que caiu sim, claro onde já se viu um campeonato que não caem os 10 últimos?. ¬¬ (modo irônico off).

Não dá pra se vangloriar da campanha do Paulistão de 90, mas aí, dizer que foi rebaixado, o caminho é longo.

Resumindo, TIME GRANDE NÃO CAI, SE CAIR É PORQUE NÃO É MAIS GRANDE!