Formula E – Vulgo Autorama Gigante

Formula-E-Spark-Renault-SRT_01E-4

A Fórmula E exbibiu nesta terça-feira, no Salão de Frankfurt, o modelo que irá utilizar em sua primeira temporada: O Spark-Renault SRT_01E.

O campeonato de autorama carros elétricos irá iniciar em setembro do ano que vem e terá 10 etapas, incluindo no Rio de Janeiro e usando somente circuitos de rua, sem as datas confirmadas ainda.

O brinquedo SRT_01E foi projetado por uma parceria da Spark Racing Technologies e a Dallara, seu chassi é construído em fibra de carbono e alumínio, o sistema do motor elétrico e câmbio é da McLaren e a Williams foi responsável pelas baterias. A Renault entrou com uma parceria técnica para integração de todos os sistemas e os pneus, de 18 polegadas, serão fornecidos pela Michelin e serão os mesmos radiais que você está acostumado a usar no seu carro.

Este conjunto motriz produz algo em torno de 200 kw (equivalente a 270 cavalos, seguindo comunicado oficial) e por ser elétrico terá uma aceleração surpreendente. Em 2014 os 20 pilotos irão usar o mesmo carro, mas a partir de 2015 outros construtores poderão entrar com seus carros, como forma de estimular o desenvolvimento da tecnologia.

O ponto é: De ecológica esta categoria não tem nada, ou você desconsidera os jumbos que irão levar os equipamentos, pessoas para os locais das provas?

Além disso, durante as corridas haverá uma pausa de 2h entre os treinos de qualificação e o começo da corrida para recarregar os carros, OK faz sentido. Maaaasss, sempre tem um mãããssss, as corridas terão 2 pit-stops obrigatórios PARA TROCAREM DE CARRO!!!!! A autonomia é de menos de 23 minutos, as corridas terão 45 e não dá para trocar só a bateria!

PQP Batman!!! Custava fazerem o carro com autonomia de 30 minutos e corridas de 25?

E tem mais, se você já tem receio do som que os motores 1.6 Turbo irão fazer ano que vem na F1, lembre-se que haverá isso para você ter o referencial:

Parece que o carro está agonizando de dor, mas o carro é bonito: