Anglia Shandy – 2

Malasia 2013 Classificação

E hoje todo mundo vai comentar isso… Pela quarta vez seguida Alonso irá largar atrás do companheiro de equipe, que no caso é o Massa, sendo que o último a realizar tal façanha foi o Hamilton com a McLaren em 2007. Outro comentário será que desde o Bahrein em 2010 Massa não larga na primeira fila.

Mas voltando a vaca fria, Vettel fez a 2ª pole no ano e a 38ª na carreira (Se continuar assim em Mônaco ele irá ultrapassar Senna nas estastíticas). Apesar da Red Bull não ter demonstrado ritmo para fazer a pole durante os treinos livres, a chuva tratou de igualar as coisas, pois no Q1 e na matade do Q2 pista seca e calor.

A comentar sobre o Q1 a performance de Bianchi em 19°, enfiou uma luneta de 1s em Pic, 1s2 em Chilton e 1s5 em Van der Garde, inclusive ficando a 0s2 do Bottas com uma <RISOS> Williams. Aposto uma mariola que ele vai estar em equipe de ponta, PONTA mesmo em 2014.

Na metade final do Q2 a chuva começou e fez os pilotos que tinham voltas para passar ao Q3 voltarem aos boxes e quem estava buscando tempo nas suas últimas tentativas de volta se deu mal, caso do Paul Di Resta que ainda viu o Sutil fazer o melhor tempo do Q1 e passar ao Q3. O Q2 nem tinha terminado e os eliminados já era sabidos: Romain Grosjean, Nico Hulkenberg, Daniel Ricciardo, Esteban Gutierrez, Paul Di Resta e Pastor Maldonado, que não chegou nem a ir para a pista.

No Q3 o uso da asa-móvel foi proibido devido ao estado da pista e com uma estratégia diferenciada de pneus, pois optou por usar um jogo novo de intermediários na última volta ao passo que os outros pilotos, apostando que a pista iria secar, estavam com pneus mais gastos. Isso ajuda a esplicar o tempo de 1:49.674, quase 1s mais rápido que Massa.

Kimi por ter atrapalhado o Rosberg tomou uma punição e apesar da 7ª posição no tempo, irá largar na 10ª colocação.

A Pirelli indicou que todos irão ter que fazer 3 paradas e ensinaram o caminho: Largar com médio, trocar para duro na volta 9, de novo duro na 25 e última parada na 40, novamente para colocar pneus duros. Ou seja, estão indicando que até o Safety-Car vai ter problemas de desgaste com o pneu de médio e é para usa-lo apenas por força do regulamento.

A briga na largada deverá ser bem divertida e devido ao desgaste dos pneus a estratégia de pits e o cuidado com a borracha serão fundamentais e por isso acho que o Vettel não leva essa e a vitória fica entre Alonso e Kimi.

Classificação da Malasia